9 Dicas para contratar colaboradores

1-        Defina o perfil do profissional desejado

 

Este passo pode parecer muito óbvio, mas ainda é facilmente esquecido por recrutadores.

Analise as seguintes perguntas: que tipo de profissional estou procurando? Qual atividade ele deverá realizar? Quanto de experiência no mercado de trabalho deve ter? Que nível escolar será exigido? Que qualidades serão essenciais para uma pessoa conquistar essa vaga?

 

2-        Planeje o processo de seleção

 

Faça um planejamento minucioso de como será realizado o processo seletivo, pois a falta dessa elaboração afetará tanto a reputação da empresa perante os candidatos quanto tornará mais difícil contratar funcionários adequados.

Para isso, existem inúmeros métodos de seleção e recrutamento: entrevistas, testes escritos, dinâmicas em grupo etc. E, na hora de optar por uma dessas formas de recrutamento, analise se o método escolhido está em conformidade com o objetivo da contratação.

 

3-        Use as redes sociais para contratar funcionários

 

As mídias sociais podem ajudar no processo de contratação de trabalhadores? A resposta é simples: sim, e muito. Pense, por exemplo, no LinkedIn, que te possibilita fazer uma busca minuciosa por profissionais.

No perfil do usuário estão informações acadêmicas, experiências profissionais, habilidades pessoais e linguísticas, recomendações de empresas em que o profissional trabalhou etc.

Agora, quer conhecer mais a vida pessoal de um candidato? O Facebook e o Twitter podem ajudar. Nessas mídias, as pessoas revelam muito sobre seu estilo de vida, seu tipo de personalidade, os assuntos que são do seu interesse e até como interagem com os outros.

Então, aproveite essa janela aberta para entender melhor os profissionais e saber se são os tipos de pessoas que você deseja inserir no ambiente da sua empresa.

4. Perceba se o candidato valoriza o trabalho em equipe

 

Com certeza, no processo para contratar funcionários, você encontrará currículos excelentes, mas eles não devem ofuscar um atributo essencial para um profissional: a capacidade de trabalhar em equipe.

Por isso, se tiver de escolher, prefira um candidato com menos qualificações profissionais a um individuo com muitas graduações, mas que não se relaciona bem com os outros.

Afinal, mudar uma personalidade difícil é mais trabalhoso do que incentivar alguém a se qualificar melhor. Além disso, um trabalhador que possui esse atributo contribuirá para um clima agradável dentro da organização, e estimulará a produtividade de todo o time.

5. Valorize as indicações

 

Mesmo com toda a modernidade implantada nas empresas, a antiga indicação ainda é muito vantajosa. Mas por que isso é importante? Bem, os seus colaboradores já conhecem a cultura interna da empresa e, por isso, poderão indicar pessoas que se ajustem a ela.

Além disso, essa prática amplia as possibilidades da empresa de contratar pessoas eficientes, uma vez que seus funcionários sabem que uma má indicação poderá manchar seus nomes na companhia.

6. Ofereça vantagens

 

O que sua empresa pode oferecer de benefícios para atrair bons profissionais? Isso também é importante. Sua companhia pode, por exemplo, conceder um dia de folga a mais para os funcionários que cumprirem sua meta semanal de trabalho.

7. Peça referências

 

Mesmo que tenha observado o perfil do candidato no LinkedIn e lido vários elogios do seu trabalho por parte de antigos chefes, é importante entrar em contato com um deles e pedir maiores informações.

Durante a conversa, perguntas simples e diretas são as mais eficazes. Você poderá questionar, por exemplo, se o profissional tinha um desempenho acima ou abaixo da média dos funcionários da empresa.

Além disso, também vale saber em que áreas ele se destacava, e por que motivo se desligou da companhia. Tais perguntas farão o gestor contatado dar informações mais precisas sobre o candidato.

 

8- Atente-se para uma recontratação

 

Consegue se lembrar de um bom funcionário que se desligou da sua companhia em busca de uma oportunidade melhor? O que acha de tentar recontratá-lo?

Agora, você talvez esteja se perguntando o que faria esse profissional querer voltar para sua empresa. Para isso, mostre o que mudou na instituição desde que ele saiu e ofereça vantagens — um aumento de salário, por exemplo — que o faça considerar essa proposta.

Caso ele aceite, o processo de seleção será menos trabalhoso e mais assertivo, pois se trata de um individuo já conhecido pela companhia.

Enfim, como vimos ao longo deste post, existem várias práticas que você pode usar para contratar funcionários de alto desempenho. E, ao adotá-las, você poderá obter uma equipe confiável para sua empresa.

 

9- Seja claro e objetivo na entrevista

 

Durante a entrevista para contratar colaboradores, você deve ser claro com o candidato sobre o que a empresa busca, seus valores, atribuições que o escolhido irá desempenhar, benefícios oferecidos, possibilidades de crescimento profissional e muito mais. O candidato deve entender perfeitamente suas obrigações e direitos. Assim, ele saberá se está disposto a aceitar o desafio ou não.

 

Agora já ficou mais fácil entender que antes de contratar um novo funcionário, é necessário realizar um planejamento. E, além disso, é importante testar o candidato em todas as etapas do processo.

Afinal, isso vai ajudar muito na escolha do funcionário ideal que venha contribuir mais para os resultados da empresa.

 

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