O autoconhecimento leva ao crescimento profissional?

Sim, além de renovar nosso entusiasmo para decidir e acionar o que de fato deve ser decidido e acionado.

Pesquisas mostram que 90% das empresas europeias e americanas utilizam Coaching; 95% das empresas listadas na Fortune 500 utilizam a Metodologia Coaching para aumentar a eficácia do seu pessoal. Uma das alternativas em tempos de crise seria ‘ralar’ muito para evitar o desânimo geral, por não saber o que fazer para melhorar a situação.

Cultivar o Autoconhecimento (conhecer suas características, sentimentos, inclinações, capacidades, habilidades, etc.) levará à Autorrealização (o ato ou efeito de realizar a si próprio), algo vital a quem quiser manter-se entusiasmado.

Em Psicologia, autorrealização é a tendência de um indivíduo, ou de qualquer organismo vivo, desenvolver todas as suas possibilidades de crescimento. Seres humanos, porém, só alcançarão esse estado pelo autoconhecimento.

O Autoconhecimento nos mostra quando e como mudar nossa forma de pensar e, principalmente, traz à Luz de nossa Consciência as limitações e potencialidades intrínsecas que ainda estavam inconscientes em nossa mente.

HÁ ALTERNATIVAS PARA A METODOLOGIA DO COACHING?

Sim, a Meditação, porque a prática da meditação, também chamada de Mindfulness pelos profissionais do meio, pode aumentar seu foco, relaxar corpo e mente, além de melhorar sua capacidade de decidir e interagir no meio.

Lembre-se de que passamos a maior parte do tempo nos estressando, por termos hábitos mentais inconscientes e comportamentos reativos. Ou seja, ignoramos o que poderia nos tornar mais atentos e conscientes. Pior, nós ainda nem sabemos como nos relacionar com o mundo interior e exterior, se for tudo-junto e ao-mesmo-tempo…

O ideal é aumentar nosso grau de consciência para ir eliminando hábitos mecânicos e inconscientes. O ideal também é mudar de comportamento, de reativo para ativo. O reativo é impulso inconsciente ou condicionamento mental, regido pelos problemas psicológicos de cada um, o que desgasta a todos e induz ao erro frequente. O ativo é bom, por ser pensado, planejado e elaborado, o que nos conduz a fazer escolhas conscientes, claras, simples e objetivas.

MEDITAR É BOM MESMO?

Sim, segundo a Forbes até grandes companhias, como a Apple e o Google, notaram os benefícios da meditação e encorajam seus funcionários a praticá-la. Eu descobri que a meditação me ajuda a decidir mais assertivamente, porque nos pensamentos e ideias que se apresentam, não por acaso, eu encontro “soluções inspiradas”.

O maior defensor do autoconhecimento foi Sócrates, e ele afirmou que nenhum indivíduo era capaz de praticar o mal conscientemente e propositadamente, mas que o mal era um resultado da ignorância e falta de autoconhecimento. Encerro esse Artigo valorizando o Autoconhecimento – ou o “Conheça-te a ti mesmo” -, condutor à Autorrealização.

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

© 2018 Akasa do Açaí – Todos os direitos reservados.

Contato

  • contato@akasadoacai.com.br
  • (35) 4141-5803
  • Rua São Paulo, 56, sala 35, Centro, Poços de Caldas/MG

Inscreva-se

Receba nossas últimas notícias e nosso plano de franquia.